Conheça os nossos projetos!
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – 2011
CIÊNCIAS / BIOLOGIA
Ação 001 : Agenda Ambiental na Administração Escolar
Meta:
Gerentes da Ação : Ely, Estefânia e Jansle
Público – Alvo : Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Objetivo Geral
· Realizar ações que visem a redução de gastos com matérias de custeio dentro do ambiente escolar;
Objetivos Específicos:
· Reduzir o consumo de água, energia elétrica, telefone e matérias pedagógicos e de limpeza;
· Sensibilizar a comunidade escolar quanto a necessidade de economia de materiais diversos.
Metodologia ( Estratégias)
· Levantamento do consumo geral de água, luz, papel, toner – ano base 2010;
· Construir uma agenda de compromissos para melhorar o ambiente escolar e reduzir o consumo;
· Montagem de um mural ambiental mensal com : dicas, curiosidades, estatísticas dos resultados obtidos;
· Realizar uma ação semestral envolvendo o tema reaproveitamento/reciclagem ( Oficina, palestra, aula-campo, visitas)
Recursos Necessários
· Parceria com Instituições de Ensino Superior ( CEULP/ULBRA);
· Comunidade Escolar:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – 2011
CIÊNCIAS / BIOLOGIA
Ação 002-Mostra Científica
Meta:
Gerentes da Ação : Ely, Estefânia e Jansle
Público-Alvo: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Objetivo Geral
· Compreender como se processam as reações químicas e físicas nos diferentes elementos e organismos, a partir de experiências realizadas sala d aula.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver relatórios a partir das observações realizadas nos experimentos em sala de aula.
· Realizar apresentações dos experimentos realizados em sala de aula, para os alunos das demais séries.
Metodologia ( Estratégias)
· Realização de experimentos científicos em sala de aula;
· Seleção dos melhores trabalhos a serem apresentados na mostra;
Recursos Necessários
· Parceria com Instituições de Ensino Superior ( CEULP/ULBRA);
· Comunidade Escolar
:
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – 2011
MATEMÁTICA
Ação 001 : Maratona de Matemática
Meta:
Gerentes da Ação : Albertina e Sóstenes
Público – Alvo : Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Cronograma : junho e outubro de 2011
Objetivo Geral
· Estimular o raciocínio lógico-matemático através da pesquisa e atividades concretas;
Objetivos Específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico dedutivo através de atividades que proporcionem a abstração;
· Interpretar situações-problema convencionais e não convencionais.
Metodologia ( Estratégias)
· Elaborar os enunciados de problemas a partir dos recursos apresentados ( números formas, sinais, objetos, gráficos e tabelas);
· Elaborar perguntas e respostas;
· Elaborar e resolver questões de lógica ( tangram, sequencia de figuras e números);
· Criar um blog de pesquisa, avaliações e para troca de experiências;
· Realizar um circuito de matemática.
Recursos Necessários
· Laboratório de informática;
· Quadra esportiva;
· Laboratório de Matemática;
· Pátio Escolar;
· Parceria com Universidades e estagiários.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – 2011
MATEMÁTICA
Ação 002 – Gincana de Matemática
Meta:
Gerentes da Ação : Albertina , Sóstenes e Geofrei
Público – Alvo : Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Cronograma : Uma gincana por semestre. Junho e novembro
Objetivo Geral
· Estimular o raciocínio lógico-matemático através de atividades lúdicas.
· Objetivos Específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico dedutivo através de atividades que proporcionem a abstração .
· Interpretar situações-problema convencionais e não convencionais.
Metodologia ( Estratégias)
· Resolver problemas convencionais e não convencionai;
· Realizar jogos de raciocínio lógico, dedução e simetria;
· Criar e recriar situações que envolvam geometria, figuras geométricas;
· Realizar desafios envolvendo cálculos e probabilidade;
· Realizar desafios envolvendo porcentagem e leitura de gráficos e tabelas.
Recursos Necessários
· Laboratório de informática;
· Quadra esportiva;
· Laboratório de Matemática;
· Pátio Escolar;
· Parceria com Universidades e estagiários.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2011
Língua Portuguesa
Atividade Interdisciplinar : Língua Portuguesa, Inglês, Arte e Ed. Física
Ação 001 : Ler, escrever, interpretar e raciocinar
Meta:
Cronograma: De março a novembro de 2011
Gerentes da Ação : Rúbia, Paulo, David e Adeloei
Público – Alvo : Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Técnico em Administração e EJA
Objetivo Geral
· Despertar o interesse pela leitura e escrita desenvolvendo o raciocínio e a interpretação.
Objetivos Específicos:
· Criar o hábito da leitura;
· Enriquecer o Vocabulário;
· Usar corretamente a ortografia , acentuação, pontuação e concordância
· Estimular o raciocínio e e memorização através de jogos de raciocínio ( jogos de tabuleiro);
· Melhorar o nível de interpretação de textos, proporcionando diferentes momentos de leitura na escola e em diferentes espaços escolares;
· Desenvolver as quatro habilidades básicas em inglês ( write read, listen, speak).
Metodologia ( Estratégias)
· Leitura de diferentes gêneros literários – livros disponíveis na biblioteca escolar;
· Atividades diversificadas de interpretação;
· Gincanas de soletração de palavras;
· Semanas da leitura e programas de dias especiais de leitura ( Dia “ D” da leitura);
· Apresentação de textos e músicas em inglês;
· English Show – Show em parceria com o programa Mãos que Ajudam ;
· Gincana de Leitura de Português e Inglês;
· Exposição de Cartazes em inglês;
· Uso de dicionários e gramáticas;
· Torneio de xadrez;
Recursos Necessários
· Laboratório de informática;
· Professores das demais disciplinas;
· Coordenador Pedagógico
· Apoios Pedagógicos _ Biblioteca e LABIN
· Salas de aula;
· Pátio Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário