O Governo do Estado do Tocantins a partir do Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins – SALTO tem avaliado o desempenho dos alunos das séries finais, nas modalidades do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais do Tocantins.
A finalidade da aplicação desse instrumento avaliativo tem como seu objetivo principal buscar mellhorias para a qualidade da educação tocantinense.
A finalidade da aplicação desse instrumento avaliativo tem como seu objetivo principal buscar mellhorias para a qualidade da educação tocantinense.
METODOLOGIA
Todos os segmentos que estão envolvidos nas ações escolares devem reunir-se periodicamente para pontuarem os avanços e as dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento das atividades propostas em cada uma das dimensões da gestão escolar.
O envolvimento de todos é que definirá qual o tipo de educação e qual a qualidade que a escola deve ter, a partir dos momentos de diálogo, debates e sugestões de cada grupo, pois “não existe um padrão ou uma receita única para uma escola de qualidade. Qualidade é um conceito dinâmico reconstruído constantemente” (INDICADORES DE QUALIDADE, p.5).
Partindo desses princípios a equipe pedagógica do Colégio Estadual Duque de Caxias, propõem a partir dos indicadores do SALTO e dos debates realizados com alunos e pais, de forma democrática e participativa, as seguintes ações interventivas para as aulas de Português e Matemáticas nas séries finais das modalidades de ensino:
Ação 1 . Simulado de Português e Matemática dividido em blocos de 20 a 25 questões por semana, nas semanas de 19 a 26 de setembro de 2011.
Ação 2. Estudo comentado dos descritores e estudo das questões de 26 a 30 de setembro;
Ação 3. Oficina para elaboração de questões a partir dos descritores nas duas primeiras semanas do mês de outubro.
Ação 4. Específica para o 5º ano do Ensino Fundamental – Aulas de Matemática com material lúdico e jogos matemáticos.
Os alunos serão divididos em grupos e terão que elaborar questões a partir dos descritores oferecidos pelo professor a cada grupo. A finalidade dessa ação é auxiliar os alunos quanto a compreensão de enunciados e a observância as diferentes alternativas referentes a cada questão.
Após a elaboração das questões os alunos irão apresentá-las ao grupo ou em cartazes, ou em slides e todos irão analisá-las e tentar respondê-las, sendo que a partir de um processo de construção, debate e conclusões coletivas será possível ao aluno observar os recursos de uma avaliação objetiva, assim como melhorar a memorização, percepção e o raciocínio.
CRONOGRAMA
PERÍODO | ATIVIDADE | RECURSO |
19 a 26 de setembro de 2011 | Simulados para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Básico | Apostilas contendo questões do SALTO aplicadas na primeira etapa do programa. |
26 a 30/09/2011 | Estudo comentado dos descritores de cada questão. | Apostilas do Salto Slides Projetor |
Duas primeiras semanas de Outubro de 2011 | Oficina para elaboração de questões, a partir dos descritores. | Apostilas do Salto Slides Projetor |
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