AÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
AÇÕES PEDAGÓGICAS
2012
CIÊNCIAS e BIOLOGIA
Ação 001 : Agenda Ambiental na Administração Escolar
Meta:
Gerentes da Ação : Ely, Elaine, Ani e Inara
Público – Alvo : Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
· Realizar ações que visem a redução de gastos com matérias de custeio dentro do ambiente escolar;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reduzir o consumo de água, energia elétrica, telefone e matérias pedagógicos e de limpeza;
· Sensibilizar a comunidade escolar quanto a necessidade de economia de materiais diversos.
METODOLOGIA ( ESTRATÉGIAS)
· Levantamento do consumo geral de água, luz, papel, toner – ano base 2010;
· Construir uma agenda de compromissos para melhorar o ambiente escolar e reduzir o consumo;
· Montagem de um mural ambiental mensal com: dicas, curiosidades, estatísticas dos resultados obtidos;
· Realizar uma ação semestral envolvendo o tema reaproveitamento/reciclagem
( Oficina, palestra, aula-campo, visitas)
Recursos Necessários
· Parceria com Instituições de Ensino Superior (CEULP/ULBRA);
· Comunidade Escolar:
Ação 002-Mostra Científica
Meta:
Gerentes da Ação : Ely, Estefânia e Jansle
Público-Alvo: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
OBJETIVO GERAL
· Compreender como se processam as reações químicas e físicas nos diferentes elementos e organismos, a partir de experiências realizadas sala d aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver relatórios a partir das observações realizadas nos experimentos em sala de aula.
· Realizar apresentações dos experimentos realizados em sala de aula, para os alunos das demais séries.
METODOLOGIA ( ESTRATÉGIAS)
· Realização de experimentos científicos em sala de aula;
· Seleção dos melhores trabalhos a serem apresentados na mostra;
Recursos Necessários
· Parceria com Instituições de Ensino Superior (CEULP/ULBRA);
· Comunidade Escolar
MATEMÁTICA
Ação 001: Maratona de Matemática
Meta:
Gerentes da Ação: Albertina, Sóstenes e Leila.
Público – Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
· Estimular o raciocínio lógico-matemático através da pesquisa e atividades concretas;
Objetivos Específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico dedutivo através de atividades que proporcionem a abstração;
· Interpretar situações-problema convencionais e não convencionais.
METODOLOGIA ( ESTRATÉGIAS)
· Elaborar os enunciados de problemas a partir dos recursos apresentados
( números formas, sinais, objetos, gráficos e tabelas);
· Elaborar perguntas e respostas;
· Elaborar e resolver questões de lógica ( tangram, sequencia de figuras e números);
· Criar um blog de pesquisa, avaliações e para troca de experiências;
· Realizar um circuito de matemática.
Recursos Necessários
· Laboratório de informática;
· Quadra esportiva;
· Laboratório de Matemática;
· Pátio Escolar;
· Parceria com Universidades e estagiários.
Ação 002 – Oficinas de Matemática
Meta:
Gerentes da Ação: Albertina, Sóstenes e Leila.
Público – Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
· Estimular o raciocínio lógico-matemático através de atividades lúdicas.
· Objetivos Específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico dedutivo através de atividades que proporcionem a abstração .
· Interpretar situações-problema convencionais e não convencionais.
Metodologia ( Estratégias)
· Resolver problemas convencionais e não convencionai;
· Realizar jogos de raciocínio lógico, dedução e simetria;
· Criar e recriar situações que envolvam geometria, figuras geométricas;
· Realizar desafios envolvendo cálculos e probabilidade;
· Realizar desafios envolvendo porcentagem e leitura de gráficos e tabelas.
Recursos Necessários
· Laboratório de informática;
· Quadra esportiva;
· Laboratório de Matemática;
· Pátio Escolar;
· Parceria com Universidades e estagiários.
CRONOGRAMA
AÇÃO | PERÍODO DE REALIZAÇÃO | RESPONSÁVEL |
1- MARATONA INTERDISCIPLINAR DE MATEMATICA | março a novembro | Albertina, Sóstenes e Leila |
2- OFICINA DE MATEMATICA | janeiro a dezembro | Albertina, Sóstenes e Leila |
LÍNGUA PORTUGUESA
Ação 001: Academia Escolar de Letras/Duque
Meta:
Gerentes da Ação: Adeloei, Paulo e Rúbia
Público – Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
Produzir textos, adequando a linguagem aos gêneros literários e ampliar o vocabulário através da leitura, estudo de palavras e uso do dicionário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Desenvolver a produção escrita, a interpretação, análise, raciocínio e expressão oral.
ü Ampliar o vocabulário e o domínio da ortografia .
METODOLOGIA ( ESTRATÉGIAS)
ü Produção de textos literários, seleção dos melhores textos para a composição de uma coletânea. Eleição dos 40 membros da Academia Escolar;
ü Produção, correção e seleção de textos;
ü Encontros com palestras, oficinas e/ou recitais.
ü Soletrando – Leitura de textos (livro didático e apostila) – gincana em sala.
CRONOGRAMA
AÇÃO | PERÍODO DE REALIZAÇÃO | RESPONSÁVEL |
1- Produção de textos literários, seleção dos melhores textos para a composição de uma coletânea . Eleição dos 40 membros da Academia Escolar. | Março a Outubro -produção, correção e seleção de textos . Março a Novembro - 1ª quinzena de Junho e Novembro - encontros com palestras, oficinas e/ou recitais . | Adeloei, Paulo, Rúbia |
2- Soletrando – Leitura de textos (livro didático e apostila) – gincana em sala . | Bimestralmente | Adeloei, Paulo, Rúbia |
CIÊNCIAS HUMANAS
Ação 001: : Minha História Minha Vida
Meta:
Gerentes da Ação: Ani Maria, Neydelene, Maria Darnley
Público – Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
Entender a história de vida, a cultura a sociedade de que faz parte e sua atuação dentro da História da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Promover a interação entre várias gerações.
ü Identificar seus antepassados.
ü Partilhar a história de vida com os colegas de sala.
ü Conhecer a história de vida do aluno e da sua família.
ü Proporcionar a socialização entre a família e os alunos no ambiente escolar.
METODOLOGIA ( ESTRATÉGIAS)
ü Entrevista com a família.
ü Montagem da árvore genealógica.
ü Confecção de cartazes.
ü Confecção do álbum da família.
ü Convidar avós dos alunos para participarem de uma aula, e socializar a sua história de vida.
CRONOGRAMA
AÇÃO | PERÍODO DE REALIZAÇÃO | RESPONSÁVEL |
Entrevista com a família. | Fevereiro | Neydelene, Ani Maria, Darnley |
Montagem da árvore genealógica. | Março | Neydelene, Ani Maria, Darnley |
Confecção de cartazes. | Março e Abril | Neydelene, Ani Maria, Darnley |
Confecção do álbum da família. | Abril a Junho | Neydelene e Darnley |
Convidar avós dos alunos para participarem de uma aula, e socializar a sua história de vida. | Junho | Neydelene e Darnley |
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ação 001: DA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS - RUMO À LONDRES
Meta:
Gerentes da Ação: David, Sóstenes, Neydelene, Rosemary,Darnley, Albertina.
Público – Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OBJETIVO GERAL
Conhecer a importância dos Jogos olímpicos, sua história e a cultura, história, geografia, politica e economia dos países envolvidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Conhecer os mais variados esportes suas regras básica e sua pratica nos seus países.
ü Vivenciar a prática amadora e entender o esporte de alto nível.
ü Conhecer a diversidade biométrica, genética, nutricional e cultural dos povos.
ü Vivenciar o espírito olímpico.
METODOLOGIAS ( ESTRATÉGIAS)
ü Produzir textos e cartazes
ü Informativos sobre os esportes e regulamento das competições.
ü Uso de recursos audiovisuais para pesquisa e aulas expositivas.
ü Produzir estatística dos jogos.
ü Jogos interclasses.
ü Representação do cerimonial da abertura das olímpiadas.
CRONOGRAMA
AÇÃO | PERÍODO DE REALIZAÇÃO | RESPONSÁVEL |
Produzir textos e cartazes Informativos sobre os espor- Tes e regulamento das compe- Ções. Uso de recursos audio visuais Para pesquisa e aulas esposi- Tivas. Produzir estatistica dos jogos. | 06 de fevereiro a 05 de outubro de 2012 | David pontes martins, Danrley Rosemary Neydelene Sóstenes Albertina |
Jogos interclasses. Representação do cerimonial Da abertura das olímpiadas. | 1 a 4 de outubro | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário