domingo, 16 de outubro de 2011

SALTO- acompanhamento das atividades de intervenção

Nos meses de agosto, setembro e outubro os professores das Áreas de Língua Portuguesa e Matemática, estão realizando atividades referentes ao módulos do SALTO visando a melhoria do desempenho de alunos nas avaliações externas.
Desde o ínicio do ano como pode ser visualizado nos meses anteriores deste blog, os professores veem trabalhando ações voltadas para os Descritores do Prova Brasil, Provinha Brasil e ENEM, entre as ações de sucesso temos:
  • Ginacana Interdisciplinar de Português e Matemática
  • O Soletrando, em que o aluno lê um determinado texto e depois soletra as palavras sorteadas do texto
  • Seminários literários;
  • Clube da leitura

Os professores estão aplicando simulados e construindo gráficos, que contém os inicadores de aproveitamento de cada turma que são trabalhados com os alunos, a fim de conscientizá-los da importância das avaliações externas para a vida acadêmica, bem como da importância do compromisso com os estudos.


O Prof. Paulo Schneider de Língua Portuguesa realizando as oficinas do SALTO na Biblioteca.
Nela os alunos elaboraram questões a partir dos descritores do SALTO e da PROVA BRASIL.
Eles puderam pesquisar os temas, os textos e os títulos no acervo da Biblioteca.
A Aula foi muito produtiva e os alunos aprenderam muito.



Durante o ano letivo de 2011 os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio Básico e Integrado em Administração participaram do Projeto Clube da Leitura , que faz parte a Gincana da Leitura, em que os alunos leem livros do acervo da biblioteca escolar e depois preenchem a ficha de leitura. Em dias determinados pelo prof. os alunos fazem a apresentação dos aspectos principais observados nas fichas de leitura



O professor trabalha com a produção textual a patir de temas que são discutidos primeiramente em sala de aula. São utilizados também vídeos, documentários e filmes sobre os diferentes temas contextualizando-os com a realidade.



O Professor Paulo tem realizado simulados com os alunos do 9ºnano e Ensino Médio utilizando as apostilas do SALTO. Após a correção e análise dos descritores, em que os alunos obtiveram maiores dificuldades o professor apresenta o gráfico de rendimento dos simulados do Salto para os alunos, que é discutido e analisado por todos e que faz menção aos  melhores resultados do SALTO obtidos pelos alunos de cada turma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário